Lesão por esforço repetitivo: como isso afeta minha empresa?

Foto do autor

By José Cláudio Rangel Tavares

A lesão por esforço repetitivo é um problema que afeta muitos trabalhadores.

Como o próprio nome já diz, é uma lesão causada pela repetição de movimentos, afetando músculos, nervos e tendões, que altera de maneira significativa a capacidade funcional da região comprometida.

A L.E.R. pode em alguns casos ser considerada uma doença ocupacional, já que muitos profissionais que exercem atividades laborativas de alto impacto e/ou de forma repetitiva acabam sofrendo com a síndrome.

Preparamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre a L.E.R. e explicando como a segurança do trabalho pode ajudar a reduzir esses problemas:

lesao por esforco repetitivo como isso afeta minha empresa

Entendendo os conceitos

A L.E.R. é uma síndrome que se constitui de um grupo de doenças como tendinite e bursite, que afetam músculos, nervos e tendões, provocando dores e inflamações que podem alterar a capacidade funcional da região afetada.

Principais causas da lesão por esforço repetitivo

As principais causas da síndrome são os esforços repetidos continuamente, que exigem ou não força na sua execução, movimentos que possuam impactos de vibração, postura inadequada e até mesmo estresse.

É muito comum em profissionais que trabalham por longos períodos em computadores, linhas de montagem, linhas de produção, operadores de equipamentos como britadeiras, profissionais que fazem trabalhos manuais, digitadores, músicos e até mesmo esportistas.

Como a segurança do trabalho pode ajudar

147989 estender 500 palavras os x riscos ergonomicos em ambientes corporativos

A segurança do trabalho atua diretamente na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Em razão disso, é a melhor alternativa para quem busca garantir a saúde dos seus colaboradores.

Por meio da adoção de políticas de trabalho específicas para cada setor da empresa, é possível adotar medidas que visem minimizar ou até mesmo eliminar a ocorrência de L.E.R. entre os colaboradores.

Confira algumas dicas de segurança do trabalho para evitar lesões e garantir qualidade de vida para os profissionais da sua equipe:

  1. A cada cinquenta minutos de digitação, o profissional deve sair da sua mesa e movimentar o corpo por alguns instantes, ir ao banheiro, tomar uma água, ou simplesmente caminhar um pouco para movimentar o corpo;

  2. A prática de ginástica laboral é uma forma muito eficiente de engajar a equipe e conscientizar a respeito da importância do cuidado com a saúde, postura e movimentos do corpo;

  3. Ter uma postura adequada é imprescindível, por isso, invista em cadeiras confortáveis que possam ser reguladas de acordo com a estrutura física do colaborador e permitam que o mesmo deixe os ombros relaxados, pulsos eretos e costas apoiadas no encosto da cadeira;

  4.  O colaborador deve manter um ângulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira.

Uma empresa especializada pode ajudar o seu negócio na elaboração de estratégias de segurança e medicina do trabalho com o objetivo principal de reduzir os casos de LER e outras doenças ocupacionais. Profissionais com expertise e experiência no tema, vão agregar crescimento e melhora na qualidade de vida e de trabalho dos seus colaboradores.

Investir e cumprir corretamente as ações do PCMSO e PGR também são importantes bem como uma boa análise ergonômica do ambiente de trabalho

Muito embora a expressão L.E.R. esteja em desuso — atualmente, a síndrome é mais conhecida como D.O.R.T (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) —, esse ainda é um problema que persiste nas organizações e causa inúmeros afastamentos de colaboradores por impossibilidade de manter suas atividades.

Por isso, conhecer as principais medidas da segurança do trabalho, e aplicá-las ao seu negócio, é fundamental para quem busca garantir qualidade de vida para os colaboradores e eficiência empresarial.

Gostou de saber mais sobre a lesão por esforço repetitivo? Compartilhe o artigo nas redes sociais e ajude mais pessoas a se beneficiarem com a expertise e as estratégias de segurança do trabalho!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.