FAÇA SEU EXAME MÉDICO

Tel: (31) 3271-9979

5 pontos a melhorar e prevenir doenças no trabalho

Saúde no trabalho, em nossa análise ainda é uma questão sensível para muitas empresas. Acompanhe aqui os 5 pontos a melhorar e prevenir doenças no trabalho.

Embora os acidentes nem sempre podem ser evitados, as doenças ocupacionais podem ser prevenidas e seu impacto pode ser minimizado com alguns itens básicos como treinamento, formação do colaborador e conhecimento.

Não podemos esquecer que local de trabalho é como uma segunda casa, onde passamos muitas horas e que podemos sucumbir a um acidente de trabalho inesperado ou emergência médica.

Analisamos os cinco tipos mais comuns de lesões e doenças no local de trabalho.Nosso registro de dados da nossa parceria com a  Consaude Medicina do Trabalho no ano de 2016 apontaram os principais pontos a melhorar para evitar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.

Fadiga e tensão

É muito importante que os funcionários façam intervalos regulares e não se excedam. Qualquer trabalho que requeira atividade física é especialmente propenso a lesões e acidentes relacionados à fadiga.

Dor nas costas

 

Dor nas costas é a principal queixa de trabalhadores. Empregadores podem tomar para minimizar a incidência de dor lombar em seus locais de trabalho proporcionando uma análise ergonômica e orientando quanto ao levantamento de cargas.

Quedas no Local de Trabalho

Os pisos molhados e o espaço desordenado são as principais causas de lesões no local de trabalho.

Lesões por movimento repetitivo

À medida que os locais de trabalho se tornam cada vez mais orientados para o computador, o uso repetido e excessivo de computadores pode levar à fadiga ocular, dor corporal e transtorno de trauma cumulativo. Três estratégias eficazes que podem reduzir esses riscos de saúde incluem:

  • Treinamento e equipamentos ergonômicos adequados
  • Pausas regulares para alongar os músculos e descansar os olhos
  • Rotação do trabalho

Estresse e Saúde mental

A doença mental é uma das doenças do trabalho mais comumente negligenciada porque nem sempre é visível. As demandas do local de trabalho podem ser muito estressantes, levando à ansiedade, depressão e outros desafios mentais. Estimativas sugerem que 45 por cento dos trabalhadores com idades entre 16e 85 anos vai experimentar algum sintoma de doença mental em algum momento de suas vidas.

Dadas as longas horas que muitos de nós passam no local de trabalho, é fundamental que nossos ambientes de trabalho sejam tão seguros e saudáveis ??quanto possível

Você se sente seguro no trabalho? Você sofreu de alguma dessas lesões ou doenças no trabalho? Compartilhe suas experiências na seção de comentários abaixo.

Dr. José Cláudio Rangel Tavares é Médico do Trabalho, Perito Assistente da Justiça do Trabalho e Responsável Técnico nas empresas  OKUP  | Fortrab

 

Baixe aqui o EBOOK - Quais documentos a empresa deve possuir e como agir na fiscalização.
Insira seu email para receber o link
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Fique tranquilo! Não enviamos spam
José Cláudio Rangel Tavares

José Cláudio Rangel Tavares

Médico graduado em 1992, fez residecia em Clínica Médica até 1994. Especialista em Medicina do Trabalho e Medicina de Trafego e atua como perito em causas trabalhistas. Fundou em 2008 uma Consultoria em Saúde Ocupacional onde trabalha como Médico do Trabalho Coordenador em empresas de vários segmentos (indústria, mineração, sondagem, eletrificação e terceirização de serviços). Trabalha na gestão e Serviços em Saúde e Segurança do Trabalho usando Tecnologia para atender as demandas do setor.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados

EBOOK – QUAIS DOCUMENTOS A EMPRESA DEVE POSSUIR E COMO AGIR EM UMA FISCALIZAÇÃO.

Cadastre-se para receber o "Guia Essencial de EPIs" no seu e-mail.

Fechar Menu