4 consequências de um acidente de trabalho para a empresa

Foto do autor

By José Cláudio Rangel Tavares

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos, 115 pessoas sofrem um acidente laboral no país. Além disso, estamos em 4° lugar na classificação mundial de acidentes fatais.

Estes incidentes causam prejuízo não só para o trabalhador, mas também para a empresa. Entenda as consequências.

por que minha empresa deve estar atenta a lei de acidente de trabalho

As consequências de um acidente de trabalho para uma empresa podem ser significativas, afetando não apenas os colaboradores envolvidos, mas também a organização como um todo. Uma das formas de minimizar esses impactos é através da implementação e adequação às normas do eSocial. Entenda melhor como isso pode ajudar:

  1. Multas e Encargos: A empresa que não estiver em conformidade com as normas do eSocial pode estar sujeita a multas e encargos por não cumprir com as obrigações legais, como a comunicação de acidentes de trabalho. O eSocial exige o registro detalhado de todos os acidentes, permitindo uma melhor gestão e prevenção.
  2. Custos Salariais: Os custos com salários dos trabalhadores afastados por acidentes de trabalho podem ser elevados. O eSocial permite um melhor controle desses afastamentos, possibilitando à empresa identificar medidas preventivas para reduzir esses custos.
  3. Estabilidade Acidentária: O eSocial auxilia na identificação e controle da estabilidade acidentária dos trabalhadores, conforme previsto na Lei. Isso permite que a empresa esteja ciente dos períodos de estabilidade e evite problemas judiciais relacionados.
  4. Processos Trabalhistas: O registro adequado dos acidentes de trabalho no eSocial pode ajudar a empresa a se proteger de processos trabalhistas. Ao documentar todas as informações relacionadas aos acidentes, a empresa pode comprovar que agiu de acordo com as normas de segurança e prevenção.

Configura-se dolo quando o empregador pode prever situações de risco e, mesmo assim, não intervém. Já a situação culposa ocorre em casos que a empresa age com imprudência, deixando de fornecer EPI (equipamentos de proteção individual), por exemplo.

Quando sofre um acidente de trabalho, o contratado pode solicitar, por meio de processo na justiça, que a empresa lhe pague uma indenização por danos morais ou até mesmo por danos estéticos quando ele fica com uma cicatriz, perde um membro, entre outras situações.

Além destas consequências mais evidentes, podem ocorrer outras, como atrasos no cronograma de produção, adiamento dos prazos de entrega, custos com contratação e treinamento de um substituto e, até mesmo, prejuízos à imagem da empresa.

Os acidentes de trabalho podem ter diversas consequências para as empresas, impactando não apenas os colaboradores diretamente envolvidos, mas também a organização como um todo.

Para evitar essas consequências, é crucial que as empresas adotem medidas proativas para promover um ambiente de trabalho seguro, implementando políticas de segurança eficazes, fornecendo treinamento adequado, realizando avaliações de riscos e incentivando a cultura de segurança entre os colaboradores.

Depois de conferir essas várias possíveis consequências de um acidente de trabalho, a implantação de programas de segurança no trabalho é uma estratégia imprescindível. Trabalhar na prevenção é essencial para evitar danos! Por isso, não deixe de aprender, também porque a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho é um investimento!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.