Causas de afastamento do trabalho: confira as principais!

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By José Cláudio Rangel Tavares

Um funcionário que apresenta um quadro de dor ou doença deve receber uma atenção redobrada por parte da empresa. É muito comum em algumas épocas do ano os colaboradores passarem por momentos de saúde mais debilitada. Então, é essencial entender quais são as principais causas de afastamento do trabalho.

Mais do que isso, é muito importante que a empresa saiba como agir e como se programar para cobrir os dias em que terá um trabalhador a menos na sua equipe. Oferecer todo o suporte necessário a essa pessoa também conta bastante!

Listamos abaixo as doenças mais comuns que afastam o seu colaborador da sua rotina de trabalho. Confira:

Dor nas costas

lesões e doenças no trabalho como reduzir

Eis aqui o campeão de 2016 da ausência no trabalho por parte dos funcionários. Mais de 116 mil pessoas ficaram por, no mínimo, duas semanas sem poder exercer suas funções no emprego por conta de dor nas costas.

Uma das maiores causas da doença são as repetições diárias em uma companhia. Não somente isso, mas passar a maior parte do tempo sentado e em cadeiras que não são adequadas à postura, infelizmente, pioram o quadro do colaborador.

Depressão e estresse como causas de afastamento do trabalho

Com o aumento pela cobrança cada vez maior por resultados, muitos funcionários se veem em meio a um quadro de estresse, que algumas vezes se transforma em depressão. Mas também existem outras formas de se chegar a uma patologia depressiva, como em sintomas de uma repentina mudança de humor e ansiedade.

Para ter um diagnóstico preciso, é extremamente necessário que o médico do trabalho analise o colaborador e o seu comportamento na empresa. Sendo a doença confirmada, geralmente o profissional fica afastado durante algumas semanas e até por meses.

Doenças do coração

Nesse caso, a maioria das pessoas que apresenta uma doença do coração está ligada à má alimentação ou genética. Porém, esse quadro clínico pode ser agravado também em decorrência do estresse. E a maioria das situações tem como origem a cobrança por resultados dentro das empresas.

Uma das melhores formas de evitar complicações cardíacas dos colaboradores é oferecer ginástica laboral, períodos maiores de descanso ou poder trabalhar no estilo home office algumas vezes por semana.

Lesões no joelho

Também muito comum entre funcionários, as lesões nos joelhos podem ser ocasionadas por diversos fatores. Os mais frequentes são o sedentarismo, doenças genéticas e passar muito tempo sentado ou em uma única posição. Carregar peso além do suportado também é um dos problemas mais diagnosticados.

Ou seja, bastante atenção com essa área do corpo! Vale ressaltar que, se não tratado da forma adequada, esse tipo de lesão leva o funcionário à necessidade de cirurgia, seguida de fisioterapia, aumentando consideravelmente a sua ausência no escritório.

Transtornos mentais

Em um mundo que exige muito das pessoas, as doenças mentais vêm se mostrando uma das maiores preocupações da medicina. No trabalho e dia a dia isso não é diferente. Muito pelo contrário, já chama a atenção a quantidade de funcionários com quadros de síndrome do pânico e síndrome de Burnout, que é quando existe uma espécie de esgotamento emocional.

Com tantos problemas aos quais o ser humano é exposto atualmente, é muito importante que você como gestor saiba quais são as causas de afastamento do trabalho e esteja atento a qualquer sinal que o seu colaborador apresentar. Não se esqueça de que é fundamental o funcionário estar com a saúde em dia!

Então, você se sente mais preparado para situações como essas? Se quiser se informar mais, leia também este artigo sobre os pontos negativos do afastamento de um funcionário.

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