Como funciona a audiometria ?

Foto do autor

By José Cláudio Rangel Tavares

Atualmente, o cuidado com o bem-estar das pessoas contratadas para trabalhar em sua empresa é fundamental. Entre outras ações, a corporação deve se preocupar em fazer exames que atestem a saúde ocupacional dos colaboradores uma vez por ano.

Um dos testes feitos deve determinar se o paciente está perdendo parte da sua capacidade auditiva. Mas como funciona a audiometria e quem deve fazê-la? Veja agora a resposta dessa e de outras perguntas relacionadas a esse exame!

O que é a audiometria?

audiometria como funciona

A audiometria é um exame que vai determinar quanto o paciente consegue ouvir e entender os sons que são emitidos.

Esse tipo de teste deve ser realizado por um profissional habilitado, geralmente um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista, que vai conseguir identificar pequenos problemas de audição nos pacientes.

Além disso, o especialista consegue identificar qual a intensidade dos problemas auditivos nos pacientes e sabe orientá-los quanto aos cuidados necessários para reverter ou mesmo estabilizar o seu quadro clínico.

Qual a diferença entre audiometria objetiva e subjetiva?

A diferença entre a audiometria objetiva e subjetiva está na necessidade de resposta do paciente para determinar se existe um problema de audição.

Os testes audiométricos objetivos dependem de uma resposta do corpo a estímulos auditivos. Como exemplo podem ser citados exames como:

  • timpanometria: altera e mede as variações de pressão na orelha. Apesar de esse exame não avaliar o quanto a capacidade auditiva foi perdida, ele determina como está o funcionamento do tímpano;
  • emissões otoacústicas, também conhecido como o teste das orelhinhas: mede por meio de uma sonda a resposta auditiva do paciente.

Existe ainda o teste de audimetria subjetivo, em que o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica e isolado de todos os sons externos. Por meio do uso de um microfone e da cooperação do paciente é possível identificar se houve ou não uma perda auditiva.

Quem deve fazer um teste audiométrico?

A NR-7 é uma norma do Ministério do Trabalho e Emprego que determina como deve ser realizado o PCMSO — Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Nesse documento é determinado que todos os funcionários que trabalham em ambientes onde há ruídos contínuos por um período de tempo devem ser avaliados.

Vale a pena ressaltar que a NR-7 é vinculada à NR-15, que em seus anexos 1 e 2 determina o tempo de exposição e a altura do ruído com que o funcionário pode ter contato diariamente.

Quais são os equipamentos necessários para determinar quem fará teste?

audiometria dosimetria

Os níveis de ruídos de uma empresa devem ser medidos em decibéis para determinar os funcionários de quais setores precisam realizar os testes.

Para conseguir determinar isso com segurança, devem ser colocados aparelhos que medem os decibéis, como o decibelímetro, próximo ao ouvido dos colaboradores em diversos setores da empresa.

Fica claro que zelar pela saúde ocupacional dos funcionários é uma excelente forma de garantir que todos estejam aptos para exercer a sua função dentro da empresa. Entender como funciona a audiometria é extremamente importante para você cuide dos colaboradores e cumpra com os requisitos da lei relacionados ao bem-estar das pessoas.

Gostou de saber como funciona a audiometria? Tem mais dúvidas sobre os exames necessários para os colaboradores da sua empresa? Então descubra o que é atestado de saúde ocupacional e por que ele é necessário!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.