You are currently viewing Como ter uma prevenção de acidentes de trabalho eficaz?

Como ter uma prevenção de acidentes de trabalho eficaz?

A prevenção de acidentes de trabalho é uma tarefa que muitas empresas não conseguem cumprir bem. Mesmo sendo fundamental para empregadores e empregados, ela traz diversas dúvidas que prejudicam a segurança de todos, o que é perigoso e traz grandes prejuízos.

Se antecipar a um acidente é muito importante, e não é preciso contar com a sorte ou elaborar planos mirabolantes para prevenir acidentes com eficiência. Se você quer saber como fazer isso, veja agora quais são os benefícios e as melhores práticas para ter uma prevenção de acidentes de trabalho eficaz. Acompanhe!

Por que ter uma prevenção de acidentes de trabalho eficaz?

Você não deve pensar na prevenção de acidentes como uma despesa que apenas reduz a margem de lucro da empresa. Ter esse tipo de pensamento apenas contribui para precarizar a situação do trabalhador, aumentar as chances de um acidente acontecer, e o que é pior: arcar com indenizações trabalhistas e com o dano de imagem causado pela repercussão de um acidente.

São vários prejuízos para quem não age em prol da prevenção de acidentes de trabalho. Mas ao agir no sentido oposto, com a preocupação de se antecipar a qualquer eventualidade e garantir a saúde do trabalhador, os benefícios são mais variados ainda. Veja alguns deles:

  • A produtividade dos funcionários aumenta, já que estarão mais seguros;
  • A quantidade de faltas, afastamentos e atestados médicos decorrentes de acidentes diminui;
  • Custos também são reduzidos, já que a empresa não terá que lidar com prejuízos decorrentes de um acidente de trabalho;
  • A empresa manterá uma imagem de ambiente seguro, o que contribui para manter bons funcionários e atrair candidatos qualificados;
  • Empresas parceiras como seguradoras, por exemplo, tendem a preferir negócios que tenham uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho, o que pode trazer vantagens.

Quais as melhores práticas para prevenir acidentes?

Não existe improvisação quando se fala de prevenção de acidentes de trabalho. Fazer “gambiarras” ou tomar atitudes momentâneas só aumenta os riscos e não traz segurança ao ambiente.

Por isso, tome medidas que sejam eficientes, sustentáveis e, obviamente, estejam de acordo com a legislação trabalhista. Estes programas de medicina do trabalho são obrigatórios por lei:

  • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional): determina periodicidade e tipo dos exames a serem realizados;
  • PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais): levanta riscos e elabora um plano para minimizá-los;
  • PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção): visa garantir a integridade de todos que trabalham na empresa, com ações preventivas;
  • LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho): avalia adicionais como insalubridade e periculosidade;
  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário): é um documento entregue ao funcionário na demissão para que ele mostre ao INSS.

Além disso, é muito importante contar com a ajuda de profissionais qualificados como médicos do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, consultores, empresas especializadas, etc.

É importante também investir em equipamentos, sinalização de segurança e, principalmente, treinamentos. Tudo isso torna a prevenção de acidentes de trabalho mais eficaz, mantendo a sua empresa muito mais segura para todos!

Quer saber mais sobre medicina e segurança do trabalho? Assine nossa newsletter e receba as nossas dicas!

 

Dr. José Cláudio Rangel Tavares é Médico do Trabalho, Perito Assistente da Justiça do Trabalho e Responsável Técnico nas empresas OKUP | Fortrab

José Cláudio Rangel Tavares

Médico graduado em 1992, fez residencia em Clínica Médica até 1994. Especialista em Medicina do Trabalho e Medicina de Trafego e atua como perito em causas trabalhistas. Fundou em 2008 uma Consultoria em Saúde Ocupacional onde trabalha como Médico do Trabalho Coordenador em empresas de vários segmentos (indústria, mineração, sondagem, eletrificação e terceirização de serviços). Trabalha na gestão e Serviços em Saúde e Segurança do Trabalho usando Tecnologia para atender as demandas do setor.

Deixe um comentário