You are currently viewing Conta salário para funcionários: entenda como funciona

Conta salário para funcionários: entenda como funciona

Na hora de pagar o salário dos colaboradores, é responsabilidade da empresa escolher o melhor meio de pagamento. Ele pode ser feito em dinheiro, em cheque, ou por meio de transferências bancárias. Quando o empregador opta por pagar por transferência, não pode obrigar que o trabalhador abra uma conta corrente tarifada somente para isso.

Nesses casos, é necessário abrir uma conta salário para funcionários. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse serviço bancário para a sua empresa:

O que é a conta salário para funcionários?

A Resolução do Conselho Monetário Nacional CMN nº 3.424/2006 determina que as instituições financeiras devem disponibilizar a opção de conta salário. Assim, o empregador deve firmar convênio com um banco de sua preferência, pois esse tipo de conta não é aberto por decisão do empregado.

A conta salário recebe esse nome porque permite somente a entrada de valores de natureza remuneratória depositados pelo empregador, como, por exemplo, salário, 13º, férias, benefícios, PLR, entre outros. Ou seja, essa conta serve para que um trabalhador tenha acesso ao seu salário, o que pode ser feito de duas maneiras, ficando à escolha do trabalhador.

A primeira maneira é realizando um saque no caixa ou em terminais eletrônicos, por meio de um cartão magnético fornecido pelo banco, sem nenhuma cobrança para o trabalhador. Já a segunda é fazendo uma transferência eletrônica para uma conta corrente de preferência do trabalhador, em qualquer banco. É a chamada portabilidade, serviço também gratuito.

Qual a diferença entre a conta corrente e a conta salário?

A primeira diferença entre essas contas está na titularidade. A conta salário é aberta pela empresa, enquanto a conta corrente é aberta por qualquer pessoa física.

Além disso, a conta corrente oferece possibilidades como pagamento de contas, cartão de crédito, aplicações financeiras, entre outras. Por incluir várias funcionalidades, a conta corrente exige o pagamento de algumas tarifas por pacotes de serviços.

O fato de uma pessoa ter restrições financeiras — o popular “nome sujo” — é um empecilho bastante comum na hora de abrir uma conta corrente e que não ocorre com a conta salário. Por outro lado, ter alguma restrição financeira não impede que um empregador abra uma conta salário para um funcionário.

Quais as vantagens da conta salário?

Uma das principais vantagens dessa conta é ela ser isenta de tarifa para o trabalhador. Já para o empregador, ela oferece a vantagem de permitir fazer todos os pagamentos com segurança e facilidade. Inclusive, o trabalhador recebe o dinheiro na conta no mesmo dia em que a empresa faz o pagamento.

Essa conta apresenta também algumas limitações. Como já citamos, em comparação à conta corrente, ela apresenta menos serviços e recursos ao funcionário.

Agora que você sabe o que é uma conta salário para funcionários, conhece suas vantagens e limitações, já pode avaliar se essa é a melhor opção para fazer o pagamento de seus colaboradores!

Você gostou deste conteúdo relacionado à administração? Então, continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o nosso artigo “eSocial para empresas: como se adequar para emitir as obrigações?” e fique especialista no assunto!

José Cláudio Rangel Tavares

Médico graduado em 1992, fez residencia em Clínica Médica até 1994. Especialista em Medicina do Trabalho e Medicina de Trafego e atua como perito em causas trabalhistas. Fundou em 2008 uma Consultoria em Saúde Ocupacional onde trabalha como Médico do Trabalho Coordenador em empresas de vários segmentos (indústria, mineração, sondagem, eletrificação e terceirização de serviços). Trabalha na gestão e Serviços em Saúde e Segurança do Trabalho usando Tecnologia para atender as demandas do setor.

Deixe um comentário