Medicina e Segurança do Trabalho

Fácil e Descomplicada

Entenda o que é espaço confinado e como evitar acidentes

Cada ambiente e tipo de trabalho vem acompanhado de riscos específicos para o trabalhador. Dessa forma, para evitar acidentes, você deve adotar medidas de segurança diferentes para cada um desses ambientes. Esse é o caso do espaço confinado. Entenda agora como evitar acidentes nessa situação.

O que é um espaço confinado?

O espaço confinado consiste em um ambiente não projetado para a ocupação humana. Além disso, outros dois elementos que caracterizam esses espaços é a ventilação insuficiente para remover contaminantes ou com baixos índices de oxigênio e os seus meios limitados de entrada e saída.

Os silos, tanques, torres, caldeiras, tubulações e poços de escavação são exemplos de espaços confinados. Os trabalhos realizados nesses ambientes geralmente são de limpeza e manutenção desse tipo de equipamento.

Existem normas na CLT que regulamentam o trabalho em espaço confinado, como é o caso da NR 33 e da NRB 14.787. Elas instituem diversos procedimentos de segurança como obrigatórios, assim como regulamentam a documentação envolvida nesse tipo de trabalho e as pessoas que devem estar presente durante a realização de uma tarefa em espaço confinado. Entenda agora qual é o principal documento exigido pela CLT: a PET.

O que é a PET?

Um dos documentos exigidos pela CLT para realização de trabalho em espaço confinado é a PET (permissão para entrada e trabalho). Ela é uma autorização, emitida pelo superior de entrada em espaços confinados, para a realização da tarefa nesse tipo de ambiente.

Nessa documentação estão todos os procedimentos que devem ser realizados para garantir a segurança do trabalhador em espaços confinados e, por isso, deve ser seguida de maneira criteriosa. A PET deve ser arquivada por 5 anos após a realização do trabalho e possui validade para apenas uma entrada. Ou seja, a partir do momento em que o seu colaborador sai do ambiente confinado, ele precisa de uma nova PET para realizar a entrada novamente.

Como evitar acidentes em espaços confinados?

Existem diversos procedimentos que devem ser realizados antes e durante um trabalho em espaço confinado para evitar acidentes. A maioria deles está previsto por lei e deve ser seguido rigorosamente. Entenda agora os principais:

Avalie as condições do ambiente

É essencial realizar uma vistoria antes da entrada dos seus colaboradores em um espaço confinado. Isso garante que as condições do ambiente estão adequadas ao trabalho e não oferecem riscos aos seus colaboradores.

Verifique todos os equipamentos e materiais

O trabalho em espaço confinado exige o uso de equipamentos específicos para garantir a segurança dos seus colaboradores e evitar acidentes. Dessa forma, é essencial que todos os equipamentos estejam funcionando perfeitamente. Verifique o seu sistema de comunicação, ventilação, iluminação, movimentadores e resgate antes de iniciar o trabalho.

Forneça EPIs

A PET institui o uso de alguns equipamentos de proteção individual para trabalhadores que trabalham em espaço confinado. É importante garantir que os seus colaboradores tenham acesso a todos esses equipamentos em bom estado de uso. Dessa forma, você garante a segurança dos seus trabalhadores durante o trabalho.

Treine e capacite os seus trabalhadores

É essencial que todos os seus colaboradores que trabalham em espaço confinado estejam bem preparados e capacitados. Portanto, realize treinamentos anuais específicos para o trabalho nesse ambiente. Não se esqueça que essa capacitação deve incluir trabalhadores, vigia e superior de entrada.

Faça uma análise de riscos

O trabalho em espaço confinado envolve riscos como choque elétrico, queda de objetivo, fechamento acidental, falta ou excesso de oxigênio, soterramento, afogamento, entre outros. Portanto, antes de iniciar o trabalho faça uma análise de todos os riscos desse ambiente na sua empresa e atue de forma a prevenir acidentes.

Realize acompanhamento contínuo

O vigia deve estar presente no local de trabalho e em comunicação com os trabalhadores o tempo todo. Garanta que ele tenha as condições adequadas para realizar o monitoramento da atividade. Caso seja reconhecido algum sinal de alarme, realize a retirada dos trabalhadores imediatamente e interrompa a atividade.

Ao cumprir a legislação com rigidez e seguir as nossas dicas você atua na prevenção de acidentes para os seus trabalhadores que exercem atividades em espaço confinado. E, para garantir a saúde e segurança de todos os seus colaboradores, leia o nosso artigo sobre os treinamentos necessários para o trabalhador.

Deixe seu comentário