You are currently viewing 4 estratégias de gestão para garantir sucesso da empresa

4 estratégias de gestão para garantir sucesso da empresa

O atual cenário econômico do país tem imposto uma série de novos desafios para as empresas, além de tornar o mercado a cada dia mais competitivo. Para superar esse momento, os gestores precisam buscar novas formas para se adequar às situações e, principalmente, técnicas que possam proporcionar maiores ganhos.

Caso você esteja em busca de novas maneiras para destacar sua empresa no mercado e alavancar os lucros, este post é para você! Separamos as 4 melhores estratégias de gestão para garantir o sucesso do seu negócio. Confira a seguir!

1. Desenvolva processos eficientes

Toda empresa de sucesso ou negócios que são referências no mercado possuem processos muito bem definidos e eficientes. Se você deseja obter sucesso com a sua empresa, não deixe de seguir aquelas que alcançaram ótimos resultados. Desenvolva instruções de trabalho e processos eficientes que permitam aumentar o desempenho da empresa.

Para que você alcance processos mais eficientes, podemos destacar:

  • Mapeamento: para aperfeiçoar sua empresa e torná-la mais eficiente é fundamental que se conheça todo o seu funcionamento. Por isso, não deixe de mapear todos os processos.
  • Escute os colaboradores: uma das melhores coisas a se fazer é escutar aqueles que desempenham as tarefas diárias. Então pergunte e pegue dicas com os funcionários.
  • Softwares de gerenciamento: por meio de plataformas específicas, é possível diminuir significativamente os erros, elevar a qualidade dos serviços ou produtos e aumentar a eficiência do negócio.

2.Motive a equipe

Todos os gestores e líderes sabem que colaboradores felizes com o ambiente de trabalho e motivados desempenham as funções de forma melhor e mais eficiente. O resultado disso são ganhos para empresa e maior sucesso no mercado. Por isso, é fundamental que os gestores busquem sempre motivar a equipe.

Dentre as melhores maneiras de motivar os funcionários, podemos destacar:

  • Feedback: o retorno positivo sobre as tarefas e atividades realizadas faz com que os trabalhadores fiquem mais animados e desempenhem as funções de forma ainda melhor.
  • Preste assistência: um bom líder deve ser sempre aberto aos colaboradores e ajudá-los em seu desenvolvimento, isso proporciona ganhos tanto para o funcionário, quanto para a empresa.
  • Recompensas: todas as pessoas gostam de ser valorizadas pelos serviços prestados e resultados alcançados. Por isso, uma ótima forma de motivar os funcionários é recompensando-os de acordo com a sua produtividade.

3.Melhore o seu produto

Definir bem o que é o seu produto, como criá-lo e melhorá-lo sempre.

Ajustar o processo e as pessoas envolvidas com um produto, por mais que você tenha desenvolvido um bem-sucedido produto. Responda sempre estes questionamentos:

  • O seu produto é bom e pode atender a uma necessidade sentida entre os seus consumidores?
  • Você pode criar uma necessidade do seu publico ao seu produto?
  • Como seus clientes enxergam o seu produto?

4.Defina metas e avalie os resultados

Não basta simplesmente estipular as metas, é necessário que a empresa avalie todos os resultados para conhecer o desempenho.

Sempre verificar pontos que carecem de melhoria.

Uma das ferramentas mais indicadas para isso são os indicadores ou KPIs (Key Performance Indicators).

Os KPIs podem ser utilizados para medir o desempenho de tarefas, processos e de todo o negócio, ajudando a empresa a monitorar se os objetivos previamente determinados estão sendo ou não alcançados.

Podemos destacar que com o uso de indicadores é possível manter a empresa em ótimo nível de produtividade e qualidade, garantindo o sucesso dela no mercado.

Agora que você conhece as melhores estratégias de gestão para o sucesso do seu negócio, veja como melhorar a vida com qualidade no ambiente de trabalho!


Dr. José Cláudio Rangel Tavares é Médico do Trabalho, Perito Assistente da Justiça do Trabalho e Responsável Técnico nas empresas OKUP |Fortrab


 

José Cláudio Rangel Tavares

Médico graduado em 1992, fez residencia em Clínica Médica até 1994. Especialista em Medicina do Trabalho e Medicina de Trafego e atua como perito em causas trabalhistas. Fundou em 2008 uma Consultoria em Saúde Ocupacional onde trabalha como Médico do Trabalho Coordenador em empresas de vários segmentos (indústria, mineração, sondagem, eletrificação e terceirização de serviços). Trabalha na gestão e Serviços em Saúde e Segurança do Trabalho usando Tecnologia para atender as demandas do setor.

Deixe um comentário