O que é laudo de insalubridade e qual sua importância?

Foto do autor

By José Cláudio Rangel Tavares

No contexto corporativo, você já deve ter ouvido falar sobre o que é Laudo de Insalubridade. Trata-se de um documento obrigatório para todas as empresas que possuem funcionários que trabalham com exposição ao risco de saúde, como é o caso de exposição a agentes químicos, biológicos ou físicos (calor ou ruídos), acima dos limites de tolerância.

Esse documento define se os empregados possuem (ou não!) o direito do adicional de salário por insalubridade, o que é um assunto de extrema relevância para o ambiente organizacional. Quer entender tudo sobre o assunto? Leia o nosso post completo!

ppra e pcmso

Objetivo do Laudo de Insalubridade

O laudo é elaborado por um engenheiro de segurança no trabalho ou até mesmo por um médico, mas ambos devem estar habilitados na área de segurança do trabalho e credenciados pelo CREA — Conselho Regional de Engenharia.

O documento deve atestar se há insalubridade, identificando se existem riscos no ambiente de trabalho, e apresentar medidas de prevenção de acidentes e doenças. Os riscos são avaliados com referência aos limites de tolerância.

Graus de insalubridade

Quando há confirmação de insalubridade, no laudo deve estar descrito o seu grau: mínimo, médio ou máximo. Atestar o grau é o fato que vai confirmar o adicional do salário do funcionário. Sobre o salário mínimo, eles podem ser:

  • 10% — insalubridade mínima;
  • 20% — insalubridade média;
  • 40% — insalubridade máxima.

Obrigatoriedade de as empresas possuírem o Laudo de Insalubridade

De acordo com a Norma Regulamentadora — NR-15 (Lei nº 6514/77 — Portaria nº 12/83) todas as empresas que contratam funcionários que desempenham as suas funções em contato com agentes nocivos são obrigadas a possuírem o Laudo de Insalubridade.

A validade do Laudo de Insalubridade é anual e eles devem ser guardados por 20 anos para insalubridades mínimas e médias e 30 anos para insalubridade máxima, casos em que os trabalhadores estão expostos a substâncias cancerígenas. Se a empresa não possui-lo ou estiver com o documento vencido, poderá pagar multa e estar sujeita a sanções legais.

157836 o que e laudo de insalubridade e qual sua importancia

Como caracterizar a insalubridade

Por lei a insalubridade é caracterizada em função do tempo que o funcionário fica exposto ao agente nocivo, avaliando o tipo de atividade, os efeitos da exposição, os limites de tolerância e as taxas de metabolismo.

De maneira geral, podemos caracterizar como todas as atividades que expõem os funcionários a agentes noviços a saúde, acima dos limites de tolerância.

Como provar que o empregado tem ou não direito a insalubridade

Para que o trabalhador tenha direito a insalubridade e receber o adicional em seu salário,  ele precisa estar exposto a agentes que prejudiquem a sua saúde e que tenha a previsão legal. Ou seja, os laudos devem atestar que os limites de exposição estão acima do previsto pela NR 15. Se o trabalhador estiver exposto aos agentes nocivos, mas eles estiverem dentro dos limites impostos pela lei, ele não possui direito à insalubridade.

Outro critério que deve ser observado é o de que o valor pago para o funcionário não pode estar acrescentado em sua folha de pagamento como salário, mas sim, como uma bonificação por estar exposto ao agente agressivo. Isso porque, assim que o risco for reduzido e se caso estiver abaixo do limite na próxima medição, o funcionário perde o benefício.

Com este post, você pôde conferir o que é Laudo de Insalubridade e qual a sua importância. Ainda falando sobre a segurança no trabalho, que tal aprender mais sobre o que faz um engenheiro de segurança em perícia de periculosidade?

Elaborar um laudo de insalubridade é uma responsabilidade técnica que requer conhecimentos específicos na área de segurança do trabalho. Aqui está um guia básico para a elaboração de um laudo de insalubridade:

Como fazer um laudo de insalubridade

1. Coleta de Informações:

  • Obtenha detalhes sobre as atividades exercidas pelos trabalhadores, produtos utilizados, equipamentos, processos e demais elementos presentes no ambiente de trabalho.

2. Avaliação Ambiental:

  • Realize uma avaliação ambiental para identificar os agentes agressivos à saúde presentes no local de trabalho. Isso inclui agentes físicos, químicos e biológicos.

3. Medições e Coleta de Amostras:

  • Se necessário, realize medições e coleta de amostras para quantificar a exposição dos trabalhadores a agentes específicos, como ruído, temperatura, agentes químicos, entre outros.

4. Utilização de Normas Regulamentadoras (NRs):

  • Baseie-se nas normas regulamentadoras pertinentes, especialmente a NR-15, que trata das atividades e operações insalubres. Siga as prescrições legais para avaliação e caracterização da insalubridade.

5. Classificação de Atividades:

  • Classifique as atividades laborais conforme o grau de insalubridade, que pode ser mínimo, médio ou máximo. Cada grau corresponde a um adicional percentual sobre o salário mínimo.

6. Elaboração do Laudo:

  • Descreva detalhadamente os processos e condições de trabalho, indicando os agentes insalubres identificados. Utilize uma linguagem técnica e objetiva.

7. Justificativa da Insalubridade:

  • Justifique a insalubridade com base em evidências coletadas durante a avaliação. Destaque as normas técnicas e regulamentares que embasam a conclusão.

8. Conclusões e Recomendações:

  • Apresente conclusões claras sobre a existência ou não de insalubridade em cada atividade avaliada. Caso a insalubridade seja confirmada, forneça recomendações para minimizar ou controlar os riscos.

9. Assinatura do Responsável Técnico:

  • O laudo deve ser assinado por um profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho, como um engenheiro de segurança do trabalho ou técnico em segurança do trabalho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.