Por que cuidar da saúde dos seus funcionários gera um ambiente mais produtivo?

Foto do autor

By José Cláudio Rangel Tavares

A produtividade é um dos principais objetivos na maioria dos negócios. Ela traz otimização de custos e de esforços, bem como favorece bastante a competitividade. Além de investir em tecnologia e diferenciação, o cuidado com a saúde dos funcionários é um fator a ser considerado por quem está na liderança da organização.

Apesar de, muitas vezes, ser visto como um gasto desnecessário, o dinheiro empregado na saúde dos colaboradores deveria, na verdade, ser encarado como um investimento. Se tudo for cumprido corretamente, há efeitos muito positivos em relação ao rendimento da equipe.

Quer saber quais são eles? Veja a seguir os impactos desse ótimo investimento!

melhor ambiente de trabalho

Aumento da motivação

Um funcionário que consegue cuidar da saúde de maneira efetiva tende a se sentir mais bem-disposto, aproveitando melhor os dias — inclusive fora do trabalho.

Esse ganho na qualidade de vida se reflete em maior satisfação, tornando-o mais feliz. O grande impacto para a empresa é que colaboradores felizes são até 12% mais produtivos, fazendo com que as tarefas sejam cumpridas em menos tempo.

Esse também é um dos elementos que contribuem para a motivação. Os colaboradores ficam mais engajados com suas tarefas e se sentem mais dispostos a oferecer o melhor de suas atuações. Como consequência, um funcionário motivado produz até 50% a mais.

Diminuição do absenteísmo

O absenteísmo é um dos maiores vilões para a produtividade do negócio. Quando um funcionário falta ou se afasta, ele precisa ser substituído ou exige o acúmulo de tarefa por parte do restante da equipe. Isso afeta a coesão e a continuidade de projetos, exigindo mais tempo para a execução da mesma tarefa.

Muitas vezes ele é causado por pontos ligados ao trabalho. A falta de motivação é um fator, mas as questões de saúde também atuam nesse sentido. Problemas musculares, respiratórios ou psicológicos, dentre outros, podem contribuir para que os trabalhadores faltem.

Com isso, ao se preocupar em cuidar da saúde dos funcionários, a empresa consegue realizar projetos de prevenção e cuidado, diminuindo a ocorrência desse quadro e favorecendo o aumento da produtividade.

Melhoria da retenção de talentos

O turnover corresponde à rotatividade de pessoal dentro de uma equipe. Em geral, ambientes que não se preocupam com o bem-estar dos colaboradores fazem com que esse índice seja elevado, já que as pessoas não estão plenamente satisfeitas.

Esse é um elemento bastante negativo para os resultados. Além de aumentar os custos com demissões e novas admissões, impede que as equipes pensem e trabalhem em longo prazo. Diante da necessidade recorrente de treinamentos e de adaptação, o efeito é que o ambiente se torna improdutivo.

Com o cuidado com a saúde, entretanto, os funcionários ficam mais satisfeitos. Com isso, se engajam com maior intensidade e permanecem por mais tempo na função. Como consequência, há um aumento na retenção de talentos, de modo a favorecer os resultados.

Otimização da imagem de empregador

Também não dá para ignorar que a imagem do empregador fica otimizada e muito mais responsável quando ele se preocupa com a saúde de seus funcionários. A mensagem que ele passa é de maior responsabilidade social, otimizando a percepção tanto dos parceiros de negócio quanto dos talentos.

Isso significa que, na hora de fazer um processo seletivo, ele consegue atrair mais facilmente as melhores e mais alinhadas pessoas, construindo assim um ambiente muito mais produtivo.

Além disso, a melhora no que é conhecido como employer branding também é um elemento para aumentar a taxa de retenção, contribuindo ainda mais para a produtividade.

Com o cuidado com a saúde dos funcionários, há aumento da motivação e retenção de talentos, diminuição de absenteísmo e melhoria da imagem do empregador. Juntos, todos esses fatores contribuem para que o ambiente se torne produtivo, melhorando os resultados da empresa.

Alguns exemplos

Certamente, aqui estão alguns exemplos práticos de iniciativas que empresas podem adotar para cuidar da saúde dos funcionários e, ao mesmo tempo, impulsionar a produtividade:

Programas de Atividade Física:

  • Implementar programas de atividade física, como aulas de ginástica, yoga ou até mesmo disponibilização de espaços para exercícios, pode promover a saúde física dos funcionários, reduzir o sedentarismo e aumentar a energia no trabalho.

Políticas de Flexibilidade:

  • Oferecer políticas de flexibilidade no trabalho, como horários alternativos, home office ou jornadas de trabalho flexíveis, pode contribuir para um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, reduzindo o estresse e promovendo o bem-estar.

Programas de Saúde Mental:

  • Implementar programas de apoio à saúde mental, como sessões de aconselhamento, palestras sobre gestão do estresse e workshops de mindfulness, pode melhorar a saúde emocional dos funcionários, impactando positivamente a produtividade.

Ambientes Ergonômicos:

  • Investir em mobiliário e ambientes de trabalho ergonômicos ajuda a prevenir lesões musculoesqueléticas, melhorando o conforto e a postura dos funcionários, o que, por sua vez, pode aumentar a eficiência e reduzir o absenteísmo.

Programas de Nutrição:

  • Oferecer orientação nutricional, promover escolhas saudáveis nos locais de refeição da empresa e fornecer opções de lanches nutritivos contribuem para a saúde física dos colaboradores, influenciando positivamente a energia e a concentração. Treinamentos em Segurança:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.