FAÇA SEU EXAME MÉDICO

Tel: (31) 3271-9979

Quais são os benefícios de boas práticas de SST Saúde e Segurança no Trabalho?

As “melhores práticas” reconhecem não só o valor básico de uma boa SST  Saúde e Segurança do Trabalho, mas também são esforços adicionais para evitar doenças no trabalho

Um bem concebido e efetivamente executado PCMSO – Programa de Controle Médico de saúde Ocupacional é muitas vezes mais que uma obrigação legal e também social quando estamos certificando de que os funcionários irão para casa na mesma condição que eles vieram trabalhar.

Essas organizações de melhores práticas na saúde e segurança do trabalho tem como objetivo:

  • Ajuda a demonstrar a todas as partes interessadas que uma empresa é socialmente responsável,
  • Protege e melhora a reputação e a credibilidade de uma organização,
  • Ajuda a maximizar o desempenho e / ou a produtividade dos funcionários,
  • Aumentar o compromisso dos funcionários com a equipe / organização como um todo,
  • Construir uma força de trabalho mais competente, mais feliz e mais saudável,
  • Reduzir custos de negócio e interrupção,
  • Permitir às organizações atender às expectativas dos clientes e
  • Incentivar a força de trabalho em geral a permanecer mais tempo na vida ativa e saudável.

A combinação de operar numa economia orientada para o mercado, junto com uma sociedade mais consciente dos riscos, significa que muitas empresas agora percebem os ganhos significativos que podem ser obtidos com a integração de um desempenho das ações em SST que levam a:

 

  • Melhorias na imagem, valor de marca e maior reputação da empresa,
  • Cumprimento dos compromissos de responsabilidade social das empresas (RSE)
  • Manter e promover a confiança dos investidores, e
  • Desenvolvendo um envolvimento positivo das partes interessadas em todos os níveis.

importância da medicina do trabalho

Para iniciar esta jornada rumo à evolução ou aperfeiçoamento das estratégias e práticas de SST, é importante que a diretoria ou a equipe de gerência de uma empresa reconheçam o valor para as partes em relação a  saúde e segurança no trabalho.

 

  • Incluindo a SST como uma questão-chave em iniciativas mais amplas de governança corporativa,
  • Garantindo que os riscos de SST sejam adequadamente identificados (de forma sistemática) e adequadamente tratados por todas as partes afetadas (líderes, funcionários, contratados e fornecedores, etc.) e
  • Motivando ativamente todas as equipes em todas as organizações para levar a questão SST a sério recompensando bons resultados.

Dr. José Cláudio Rangel Tavares é Médico do Trabalho, Perito Assistente da Justiça do Trabalho e Responsável Técnico nas empresas  OKUP  | Fortrab

 

Baixe aqui o EBOOK - Quais documentos a empresa deve possuir e como agir na fiscalização.
Insira seu email para receber o link
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Fique tranquilo! Não enviamos spam
José Cláudio Rangel Tavares

José Cláudio Rangel Tavares

Médico graduado em 1992, fez residecia em Clínica Médica até 1994. Especialista em Medicina do Trabalho e Medicina de Trafego e atua como perito em causas trabalhistas. Fundou em 2008 uma Consultoria em Saúde Ocupacional onde trabalha como Médico do Trabalho Coordenador em empresas de vários segmentos (indústria, mineração, sondagem, eletrificação e terceirização de serviços). Trabalha na gestão e Serviços em Saúde e Segurança do Trabalho usando Tecnologia para atender as demandas do setor.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados

EBOOK – QUAIS DOCUMENTOS A EMPRESA DEVE POSSUIR E COMO AGIR EM UMA FISCALIZAÇÃO.

Cadastre-se para receber o "Guia Essencial de EPIs" no seu e-mail.

Fechar Menu