FAÇA SEU EXAME MÉDICO

               Tel: (31) 3072-4299

Clínica de Medicina do Trabalho - Belo Horizonte - MG - Centro

Quando se preocupar com a medicina do trabalho

Percebe-se que a medicina do trabalho tem alcançado grandes proporções nas empresas a ponto de que seja necessário a criação de regras e normas que determinem a forma com que os trabalhadores devem atuar. É preciso respeitar a segurança necessária do trabalho e não causar riscos à saúde própria e de outros colegas.

Para tanto, as empresas têm voltado seus olhares para o assunto, de forma a observar o número de funcionários, o espaço em que trabalham, o tempo e diversos outros fatores que influenciam diretamente na segurança do trabalho.

Sempre atenta nos riscos, na prevenção de acidentes e garantia de produção.

Ao investir na medicina do trabalho, o empresário estará investindo a curto, médio e longo prazo, porque os funcionários, além de se sentirem seguros, perceberão maior interesse e preocupação de seu empregador em seu bem-estar. Isso, de certa forma, gera maior situação de conforto, pois o ser humano gosta sempre de ser bem tratado.

Vejamos alguns momentos de destaque em que a empresa deve se preocupar com a medicina do trabalho.

1. Quando há registro de queda da produtividade

Talvez, a produtividade da sua empresa tenha caído não porque os seus funcionários não estejam gostando de trabalhar, mas porque estão exaustos da rotina excessiva e da forma com que trabalham.

Observe que as grandes empresas nunca atribuem o problema primeiramente ao trabalhador, elas sempre buscam um motivo em algum erro nos seus processos.

Reavalie a rotina de trabalho de seus funcionários e a forma com que eles estão desenvolvendo as atividades que lhes são atribuídas.

A melhor forma de evitar a queda da produtividade devido a registros de doenças e/ou cansaço do corpo ou mental é a prevenção por meio da medicina do trabalho. Procure um profissional especializado que irá lhe orientar sobre qual medida tomar para reverter a situação.

2. Quando o objetivo for aumentar os números da empresa

Como dito anteriormente, funcionários seguros trabalham melhor, então, se você pretende dar uma guinada em seus negócios e aumentar os números da empresa com a produtividade, invista na segurança do trabalho desde já, objetivando as mudanças a médio e longo prazo.

Com o tempo haverá a percepção de que algo diferente está acontecendo no ambiente de trabalho e que o local está mais leve e prazeroso, de forma que todos trabalharão com mais voracidade e seu objetivo será atingido mais rápido, sem que eles sejam pressionados para isso.

3. Quando o objetivo é a redução de gastos

Se o seu objetivo é reduzir gastos, a chave dos problemas também é a medicina do trabalho, porque além de prevenir os problemas futuros, ela tratará os problemas que já existem.

Na prevenção ela evitará que futuras licenças médicas devido a estresse, doenças físicas e outras gerem encargos financeiros.

No tratamento ensinará os funcionários a lidarem com as doenças já existentes e os alertará para que realizem os tratamentos necessários e de forma correta.

Isso evita novos transtornos e novas licenças e/ou outros encargos.

Esses são apenas 3 momentos de destaque em que você perceberá com maior rigor que sua empresa necessita da medicina do trabalho para crescer e se desenvolver. Sem mencionar que há vantagens para todos: funcionários, empresários e clientes.

Esperamos que o post de hoje tenha sido útil. Ainda ficou alguma dúvida? Alguma nova sugestão? Deixe um comentário e participe com a gente!

Dr. José Cláudio Rangel Tavares é Médico do Trabalho, Perito Assistente da Justiça do Trabalho e Responsável Técnico nas empresas  OKUP |Fortrab

José Cláudio Rangel Tavares

José Cláudio Rangel Tavares

Médico graduado em 1992, fez residencia em Clínica Médica até 1994. Especialista em Medicina do Trabalho e Medicina de Trafego e atua como perito em causas trabalhistas. Fundou em 2008 uma Consultoria em Saúde Ocupacional onde trabalha como Médico do Trabalho Coordenador em empresas de vários segmentos (indústria, mineração, sondagem, eletrificação e terceirização de serviços). Trabalha na gestão e Serviços em Saúde e Segurança do Trabalho usando Tecnologia para atender as demandas do setor.

Deixe seu comentário

FAÇA SEU EXAME

Tel: (31) 3072-4299

Medicina e Segurança do Trabalho

Realizamos todos os exames ocupacionais e complementares.

Belo Horizonte - Centro

SUA EMPRESA BEM ATENDIDA EM MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO​

Tel (31) 3271 – 9979

PORQUE ESCOLHER Nossa Clínica

Facil Localização - Agilidade no Atendimento - Resultado e Agendamento Online

1

TUDO EM UM SÓ LUGAR

Você faz os exames conosco de forma facil e agil. Agendado ou por ordem de chegada.

2

FÁCIL CHEGAR

Estamos localizados no centro de Belo Horizonte proximo a Rodoviária, estação do MOVE e Metrô.

3

LIVRE DE PREOCUPAÇÕES

Receba os documentos impressos ou de forma digital com assinatura por certificado icp Brasil.

4

AGENDAMENTO FACIL

Marque seu exame por telefone, email ou whatsapp