Todo mundo quer reduzir acidentes e lesões no trabalho.
Fazer ajustes simples nas práticas de trabalho diário pode ter um impacto significativo e reduzir em até um terço as lesões no trabalho. Excesso de esforço pode levar a lesões resultante de atividades como levantamento de cargas, puxar, mover, jogar ou transportar objetos.
Estas são as principais causas de lesões não fatais no local de trabalho em um terço dos casos atendidos no nosso dia a dia na Segurança e Medicina do Trabalho.
As lesões por esforço excessivo são distúrbios do tecido mole, especificamente dos músculos, nervos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagens, vasos sanguíneos e discos vertebrais. Os sintomas podem incluir desde problemas de postura e desconforto intermitente como tendinite, dor crônica e deficiência de força.
As lesões no trabalho por esforço excessivo são causadas por:
– Levantar, abaixar, empurrar, puxar, alcançar ou esticar excessivamente
– Movimento repetitivo
– Trabalhar em posições difíceis
– Permanecer sentado ou de pé por períodos prolongados
– Usar força excessivamente em curtos períodos
– Vibração
A boa notícia é que existem várias maneiras de proteger seus funcionários e evitar essas lesões:
1) Alongamento antes de levantar ou mover objetos pesados
Você não deve solicitar que seus trabalhadores levantem ou movam objetos pesados ??sem treinamento. Estas atividades são as mais propensas a entorse ou estiramento muscular. O alongamento aquece os músculos e os solta, evitando a possibilidade de lesões.
2) Peça ajuda para mover objetos muito pesados.
Os trabalhadores são muitas vezes orgulhosos para pedir ajuda ao levantar um objeto muito pesado. No entanto, esta atitude cria estresse adicional em diversas articulações. Este estresse adicionado nas costas facilmente leva a uma lesão. Incentive seus trabalhadores a pedir ajuda no levantamento de cargas.
3) Use a técnica adequada ao levantar um objeto
Usar a técnica imprópria ao levantar objetos é uma das causas principais das lesões e dos acidentes de trabalho. Alguns exemplos de técnicas impróprias incluem inclinar-se sobre a cintura para pegar um objeto para cima ou torcer e manter o objeto longe do corpo.
Incentive seus trabalhadores a praticarem a técnica de elevação adequada:
– Mantenha uma ampla base de apoio
– Curvando-se apenas nos quadris e joelhos
– Mantenha uma boa postura, mantendo as costas retas
– Levantar lentamente, alisando os quadris / joelhos, não as costas
4) Dar tempo para recuperar de tensão e fadiga
Empregos que exigem movimentos repetitivos com pouca variação, produz cansaço em músculos e tendões. Quando não é dado tempo suficiente para recuperar, o risco de danos nos tecidos e outros problemas aumenta. Conceda aos trabalhadores uma pausa da atividade repetitiva a cada 50 minutos. Também incentive os trabalhadores a praticar a postura adequada para evitar lesões.
5) Eliminar posturas inadequadas ou prolongadas
Trabalhos que incluem qualquer posição de corpo fixo ou restringido que é mais de 20 graus fora de neutro é considerado inadequado. Por exemplo, se você trabalha com seu pulso dobrado 45 graus, 40% da sua força de preensão é perdida. Isso significa que você tem que exercer 40% mais força para realizar a tarefa de trabalho, criando tensões e entorses. Para eliminar isso você deve encontrar a causa e eliminar posturas inadequadas. Algumas das causas fundamentais incluem altura da cadeira ou mesa em relação ao trabalhador ou ferramentas utilizadas forçando posturas desconfortáveis.
6) Controle e Reduza as Vibrações
O uso prolongado de ferramentas vibratórias lesa os pequenos capilares nos dedos, restringindo o fluxo sanguíneo. Embora possa levar anos de exposição para aparecer os sintomas como branqueamento dos dedos da perda de fluxo sanguíneo, use materiais amortecedores de vibrações, como luvas ou envoltórios de ferramentas, para controlar as vibrações e proteger seus funcionários.
Um programa de incentivo a atividade física pode ser uma boa solução para evitara lesões no trabalho.
Muitas pessoas não praticam exercício físico e colocar uma desculpa a falta de tempo devido ao excesso de trabalho. No entanto, o exercício regular ajuda, entre outras coisas, o desempenho do trabalho.
O fato é que, quando praticado exercício físico regularmente reduz o stress mental e a sensação de fadiga, ansiedade, ansiedade e depressão e as pessoas estão mais alerta.
Alongamento e movimento articular por cerca de 15 minutos de manhã e 15 minutos à tarde podem depois de três meses melhorar problemas como cansaço e estresse diminuindo ainda mais a possibilidade de lesões no trabalho.
Ao implementar essas práticas preventivas de Segurança e Medicina do trabalho, você pode reduzir em mais de um terço as lesões no trabalho.
Não esqueça também que as boas praticas e a correta gestão dos processos de SST levam sua empresa a um outro nível. Conte com a tecnologia para ser sua aliada na melhoria do ambiente de trabalho.
Em Portugal, o numero de trabalhadores identificados com doencas profissionais e bastante elevado, sendo a surdez profissional uma das doencas profissionais mais frequentes, embora nem sempre facil de diagnosticar. A dificuldade no diagnostico prende-se com a falta de provas que comprovem a exposicao do trabalhador a niveis de ruido elevado no trabalho e que a sua surdez nao se deve a outros tipos de ruido (nao originados pelo trabalho). Tambem na Uniao Europeia uma das doencas profissionais mais importante e a surdez provocada pelo ruido. Esta e uma doenca que se desenvolve lentamente, nao sendo muitas vezes percecionada pelo trabalhador, pelo facto de nao causar dor e so ser detetada em estados avancados. Para alem da surdez irreversivel, a exposicao ao ruido pode ainda resultar noutros efeitos adversos para a saude humana, como o stresse, a hipertensao, a reducao da concentracao, da velocidade de reacao e da memoria, bem como noutros sintomas menos evidentes, como o desconforto e o mau humor. A surdez resultante da exposicao a niveis sonoros elevados nos locais de trabalho representa atualmente cerca de um terco da totalidade das doencas profissionais diagnosticadas. Quando os sons sao demasiado fortes, e principalmente se a exposicao ao ruido for prolongada e nao se utilizar a devida protecao, as celulas sensoriais constituintes do ouvido interno podem sofrer danos que implicarao uma surdez irreversivel. O perigo apresenta-se perante a exposicao a ruidos que ultrapassem os 87 dB(A). E possivel que o primeiro sintoma de perda auditiva consista no aparecimento de zumbidos no ouvido (acufenos). Duas situacoes podem ocorrer: Perda permanente de audicao, que e uma das consequencias mais graves da exposicao ao ruido, decorrente de um processo continuado de exposicao a niveis de ruido e tempos de exposicao que ultrapassam os limites a que o organismo e capaz de resistir sem danos significativos.