You are currently viewing Como a CIPA pode contribuir para a segurança no trabalho

Como a CIPA pode contribuir para a segurança no trabalho

A prevenção de acidentes no ambiente do trabalho não é uma tarefa fácil. Depende de vários fatores de acordo com cada empresa. Aqui entra o papel da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) quando falamos de segurança no trabalho.

Certamente, a CIPA é uma ferramenta de prevenção muito importante para as empresas. Ela é um instrumento em que todos os trabalhadores se dispõem para ajudar na prevenção de acidentes e doenças no ambiente laboral.

Para saber mais sobre esse assunto e como a CIPA pode contribuir para a segurança no trabalho, continue a leitura!

A importância da CIPA na segurança no trabalho

Essa comissão é totalmente regulamentada pela norma brasileira por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A sua composição é organizada por representantes dos próprios funcionários da empresa, como também por eleições realizadas pelo empregador.

Após a votação e confirmação da nova constituição da CIPA, cria-se um documento para ser entregue ao Ministério do Trabalho e Emprego, além do nome dos funcionários, que deverá constar e a data de todas as prováveis reuniões no decorrer do ano.

O registro garante a inamovibilidade dos membros, ou seja, não haverá possibilidade de alteração na composição dos membros até o final do mandato.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)

Anualmente, ocorre a realização do SIPAT, onde divulgam informações de saúde e segurança dos trabalhadores. É nesse período que atividades direcionadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais são expostas.

A sua ocorrência é obrigatória para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes. O seu principal objetivo é promover a conscientização dos funcionários sobre a prevenção de acidentes, saúde e segurança no local do trabalho.

No tocante ao número de funcionários participantes da SIPAT, a legislação não especifica a quantidade obrigatória de participantes, mas é uma atividade obrigatória em todas as empresas, independentemente do tamanho ou segmento.

Consultoria para o SIPAT

Para prestar uma consultoria para sua empresa, deve-se escolher alguém que seja referência no mercado. Escolha sempre uma empresa habilidosa com o relacionamento e fácil de lidar.

Um evento de sucesso normalmente possui um tema de grande relevância, e despertar o interesse do público-alvo é fundamental para o sucesso da Semana Interna de Prevenção de Acidentes.

Benefícios da CIPA para a Segurança no Trabalho

Mais do que nunca, sabemos o quanto a segurança e a saúde beneficiam o ambiente da empresa. A comissão tem esse papel de mediar e preservar isso.

A CIPA promove as medidas necessárias para prevenir qualquer infortúnio nos ambientes laborais e também busca sempre a melhoria contínua. Saber a causa de situações que levaram à ocorrência de eventos anormais é muito importante para a correção das devidas falhas, minimizando eventuais riscos.

Uma CIPA atuante colabora nas melhorias e nas correções de qualquer problema que possa surgir. Assim, a empresa diminui as condições que causam insegurança. Consequentemente, isso faz com que possíveis prejuízos por multas e penalidades sejam evitados.

Esperamos que o post sobre a contribuição da CIPA para a segurança no trabalho tenha ajudado. Ainda ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, teremos o maior prazer em respondê-lo!

Dr. José Cláudio Rangel Tavares é Médico do Trabalho, Perito Assistente da Justiça do Trabalho e Responsável Técnico nas empresas OKUP | Fortrab

José Cláudio Rangel Tavares

Médico graduado em 1992, fez residencia em Clínica Médica até 1994. Especialista em Medicina do Trabalho e Medicina de Trafego e atua como perito em causas trabalhistas. Fundou em 2008 uma Consultoria em Saúde Ocupacional onde trabalha como Médico do Trabalho Coordenador em empresas de vários segmentos (indústria, mineração, sondagem, eletrificação e terceirização de serviços). Trabalha na gestão e Serviços em Saúde e Segurança do Trabalho usando Tecnologia para atender as demandas do setor.

Deixe um comentário