You are currently viewing Saúde no trabalho: conheças alguns EPIs

Saúde no trabalho: conheças alguns EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são indispensáveis em ocupações cujas tarefas ou o ambiente em que se são realizadas oferecem algum risco à saúde do trabalhador. Além de seu uso ser exigido por lei no Brasil, os EPIs são uma das formas mais eficazes de prevenir acidentes laborais.

É responsabilidade do empregador fornecer equipamentos de proteção de qualidade a sua equipe, sob pena de responsabilização em caso de danos causados à saúde do trabalhador. Ao adquirir EPIs, é muito importante estar atento ao fornecedor e certificar-se de que os produtos fornecidos são de qualidade e cumprem com sua função.

Atualmente, a indústria conta com uma lista de mais de 3.000 EPIs cadastrados, cada um com uma função específica. Veja, a seguir, alguns dos EPIs mais conhecidos e os principais segmentos industriais em que eles são utilizados.

Botas de PVC

Também conhecidas como botas de borracha, costumam ser utilizados para garantir a segurança dos membros inferiores do usuário e seu uso é obrigatório em diversas atividades profissionais.

São muito utilizadas em ambientes onde há excesso de umidade, presença de agentes cortantes, calor excessivo, risco de choque elétrico e risco de contato com produtos químicos.

Capacetes de segurança

Os capacetes de segurança são utilizados para reduzir os efeitos de um possível impacto na cabeça. A escolha do capacete adequado vai depender da avaliação dos riscos envolvidos na atividade exercida e do conforto do usuário. Seu uso é muito comum na Construção Civil.

Luvas especiais

As luvas especiais são utilizadas para a proteção das mãos do trabalhador. Há diversos modelos que são produzidos de acordo com a atividade exercida pelo trabalhador e o grau de conforto/usabilidade. Lembre-se de que os EPIs devem trazer segurança e não podem impedir o exercício das funções profissionais.

Máscaras

As máscaras são utilizadas para a proteção dos sistemas respiratório e digestivo do colaborador. Normalmente, os riscos aos quais o trabalhador está submetido não são visíveis, o que não significa que a utilização dos EPIs é desnecessária.

As máscaras são um exemplo comum disso — a saúde do trabalhador depende de um ar limpo, por isso é importante estar atento aos chamados “riscos invisíveis”.

Óculos de segurança

Os óculos de segurança são utilizados em diversas situações, tanto em ambientes industriais (como quando do uso de solda, por exemplo) como em comerciais (em trabalhos médicos e laboratoriais, por exemplo).

Às vezes, seu uso é dispensado por alguns profissionais, o que acaba aumentando o número de ocorrências de acidentes de trabalho.

Protetor auricular

Equipamento utilizado para abafar ruídos. É muito utilizado em grandes indústrias que possuem máquinas que produzem ruído excessivo.

O uso deste equipamento deve ser antecedido de um treinamento preliminar a fim de que os colaboradores usufruam de toda segurança que ele pode oferecer em um ambiente com ruídos.

Além do fornecimento do EPI, é fundamental realizar treinamentos e conscientizar a equipe sobre a relevância da saúde do trabalho na qualidade de vida e produtividade dentro da organização. Lembre-se de manter seus colaboradores informados, treinados e conscientes sobre a importância do uso de equipamentos de proteção. Gostou deste artigo? Compartilhe conosco sua opinião ou experiência no uso de EPI’s.

 

Dr. José Cláudio Rangel Tavares é Médico do Trabalho, Perito Assistente da Justiça do Trabalho e Responsável Técnico nas empresas  OKUP| Fortrab

José Cláudio Rangel Tavares

Médico graduado em 1992, fez residencia em Clínica Médica até 1994. Especialista em Medicina do Trabalho e Medicina de Trafego e atua como perito em causas trabalhistas. Fundou em 2008 uma Consultoria em Saúde Ocupacional onde trabalha como Médico do Trabalho Coordenador em empresas de vários segmentos (indústria, mineração, sondagem, eletrificação e terceirização de serviços). Trabalha na gestão e Serviços em Saúde e Segurança do Trabalho usando Tecnologia para atender as demandas do setor.

Deixe um comentário