A segurança do trabalho é muito mais que um conjunto de regras que devem ser seguidas pelas empresas. Este é um dos principais equívocos envolvendo o tema, já que muitas pessoas defendem a ideia de que segurança do trabalho significa um conjunto de regras obrigatórias que se dedicam apenas à burocratizar as atividades internas.
Esse entendimento errôneo a respeito da verdadeira função da segurança do trabalho acaba trazendo uma série de mentiras em que as pessoas costumam acreditar. Neste artigo, abordaremos as principais mentiras quando o assunto é segurança do trabalho e tudo que o você precisa saber para não errar na sua empresa!
1. Segurança do trabalho é custo
Esse é o primeiro grande mito que deve ser derrubado. A segurança do trabalho não é um custo, pelo contrário, trata-se de um investimento a longo prazo, já que por meio dela é possível prevenir acidentes de trabalho e doenças. Como consequência, quem investe em segurança do trabalho garante uma diminuição considerável nas ausências do trabalho e, naturalmente, diminui seus custos.
Considera-se um excelente investimento no capital humano da empresa. Quando a prevenção dos acidentes e o bem-estar dos colaboradores se torna prioridade, as pessoas se sentem mais valorizadas e, consequentemente, ficam mais motivadas para exercerem as suas funções laborais.
O resultado é ganho na produtividade e na qualidade dos serviços realizados pelos colaboradores.
2. Segurança do trabalho dificulta a produtividade
A produtividade é um aspecto muito questionado por quem é contrário ao investimento na prática da segurança do trabalho. Muitos profissionais acreditam que um técnico de segurança do trabalho é contraprodutivo e dificulta o andamento das atividades da empresa. Este é um mito muito comum.
Ocorre que a segurança do trabalho cuida para que os procedimentos de segurança e o funcionamento correto das máquinas e métodos sejam seguros. Isso garante a redução de acidentes, aumenta a produtividade e diminui os custos em longo prazo.
3. Tecnologia atrapalha a segurança do trabalho
A tecnologia é uma grande aliada da segurança do trabalho, tendo em vista que o mercado disponibiliza hoje diversas alternativas para que as empresas invistam em segurança com eficiência, qualidade e otimização das atividades relacionadas à segurança dos seus colaboradores.
É possível contratar serviços de tecnologia especializados em segurança do trabalho que ajudam a empresa no controle de processos, contratação de fornecedores na área e avaliação da qualidade destes profissionais de acordo com as necessidades de cada negócio.
4. EPI exige um investimento muito alto e desnecessário
O Equipamento de proteção individual (EPI) só se torna caro para uma empresa quando não é utilizado pelos colaboradores.
Ao contrário do que muitas empresas acreditam, o EPI não só é imprescindível, como é um investimento de alto valor, já que garante a segurança do trabalhador e o atendimento à legislação.
Acidentes de trabalho causados pela não utilização de equipamentos de proteção individual são muito mais comuns do que imaginamos, por isso a importância do seu uso nas atividades rotineiras dos profissionais. Investir em EPI significa economia de custos com diversos problemas relacionados à segurança do trabalho.
A segurança do trabalho envolve muitos mitos relacionados à sua eficiência e a forma como ela pode ser benéfica ou demasiadamente custosa para uma empresa. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os ganhos que ela pode trazer para o seu negócio!
A segurança do trabalho é um pilar fundamental em qualquer ambiente laboral, mas, infelizmente, algumas ideias equivocadas persistem. Desvendar esses mitos é essencial para promover práticas mais seguras e proteger a saúde dos trabalhadores. Aqui estão quatro mentiras comuns que precisam ser desmascaradas:
Peerguntas frequentes>
1. “Segurança do Trabalho é Responsabilidade Apenas do Setor Especializado”:
- Mito: A segurança do trabalho não é exclusividade de um departamento específico. Todos os colaboradores têm responsabilidade na prevenção de acidentes. A conscientização e participação ativa de todos são fundamentais para criar um ambiente seguro.
2. “Investir em Segurança é Desperdício de Recursos”:
- Mito: Investir em medidas de segurança é um investimento no capital humano da empresa. Acidentes de trabalho podem acarretar custos elevados, desde despesas médicas até paralisação da produção. Prevenir é mais econômico do que remediar.
3. “Cumprir Normas de Segurança é Suficiente”:
- Mito: Cumprir normas é crucial, mas não deve ser o único foco. Apenas seguir regulamentações mínimas não garante um ambiente totalmente seguro. É essencial promover uma cultura de segurança, com treinamentos contínuos e ações proativas.
4. “Acidentes Não Acontecem Comigo”:
- Mito: A autossuficiência nesse contexto pode ser perigosa. Qualquer pessoa, em qualquer função, está sujeita a acidentes. A prevenção é a melhor abordagem. Acreditar que está imune pode levar a comportamentos negligentes.
Desmistificar essas ideias é fundamental para construir ambientes de trabalho mais seguros, onde a prevenção é uma prioridade compartilhada por todos. A segurança do trabalho não é apenas uma obrigação legal, mas uma responsabilidade coletiva que contribui para o bem-estar e eficiência de toda a equipe.