You are currently viewing Telemedicina: Tendências para a medicina do futuro

Telemedicina: Tendências para a medicina do futuro

A rápida mudança em tecnologias nos afetam agora e, certamente, com promessas de ainda mais mudanças no futuro. Uma delas é a Telemedicina. O governo está claramente interessado nesta área, com o seu potencial para enfrentar a escassez de força de trabalho e reduzir as disparidades de saúde.

A tecnologia parece ter a resposta para isso com testes de laboratório que podem ser realizados em casa, monitoramento a distância e agendamento online de procedimentos.

A telemedicina não é a única tecnologia capaz de mudar a prática médica.

Uma variedade de dispositivos já estão disponíveis para ajudar a prática médica diária e estão lentamente a ganhando a aprovação do órgão regulador nos  Estados Unidos (FDA). Um dispositivo inovador é Ahead 300, uma tecnologia que poderia ajudar os médicos na linha de frente em serviços de emergência ou centros de cuidados urgentes avaliar o grau de lesão cerebral traumática em pacientes com um ferimento na cabeça.

Outros exemplos é o ultra-som portátil que transmite imagens para smartphones, um otoscópio virtual que permite aos pais para transmitir uma imagem ao seu pediatra, e monitores de glicose contínuas. A lista continua cada dia mais longa e com mais inovação e podemos esperar mais dispositivos que vão nos ajudar a oferecer melhor e mais eficiente atendimento médico.

Medicina hoje também está mudando de um processo no qual mais da responsabilidade e ônus recai sobre os pacientes.

Vai crescendo o desejo dos pacientes para ter conhecimento de seu próprio resultado. Neste novo mundo do cuidado centrado no paciente surgem várias práticas para melhorar a adesão ao tratamento mantendo as taxas de satisfação do paciente.

Portais e sites utilizados por uma grande percentagem pessoas, fornecem o acesso à informação para que todos possam assumir um papel mais efetivo  no seu próprio tratamento.

O local em que os pacientes recebem os seus cuidados também está evoluindo. Como clínicas populares que se expandiram rapidamente por todo o país, eles acrescentam um novo nível de conveniência para os pacientes.

Desde 2014 este tipo de clínica aumentou em 47%. Localizado em grandes centros essas clínicas muitas vezes fornecem serviços a um custo menor do que os prestadores de cuidados de saúde primários tradicionais.

Estas são apenas algumas das tendências em constante mudança nos cuidados de saúde hoje. Medicina é evolução, contamos cada vez mais com ferramentas que vão aproximar médico e paciente.

Termos importantes em telemedicina

No início, era necessário equipamento de videoconferência especializado, com periféricos de diagnóstico personalizados.

Hoje, a telemedicina geralmente emprega um computador,celular ou notebook. A telemedicina tem várias definições, mas a mais ampla abrange o uso de serviços fora do tradicional serviço interativo de saúde em videoconferencia online. O monitoramento remoto é outro aspecto da telemedicina.

Aqueles que apóiam o uso da telemedicina apontam para a conveniência, o menor tempo de espera para uma consulta, o acesso que ela oferece ao diagnóstico e tratamento médico de alta qualidade e o menor custo da maioria das consultas. Além disso, a disponibilidade imediata de registros de pacientes on-line tem o potencial de tornar as prescrições dos pacientes mais confiáveis ​​e precisas.

Ao fornecer segundas opiniões com mais facilidade e rapidez, também pode melhorar a experiência do paciente e do médico. Por fim, produz melhores resultados de saúde, que devem ser o objetivo principal de todos os serviços de saúde.

Vantagens da telemedicina

A telemedicina pode ser uma abordagem mais confortável para procurar assistência médica bem como as informações médicas em estrita confiança, isso também pode incentivar um bom relacionamento entre pacientes e profissionais de saúde.

A telemedicina pode ser aplicada em locais como comunidades rurais, remotas.Isso pode ser uma ferramenta eficaz na educação em saúde, permitindo a observação e supervisão de profissionais de saúde recém-qualificados durante a prática clínica.

O OKUP é um blog da na área de Medicina e Segurança do Trabalho. Saiba mais aqui.

José Cláudio Rangel Tavares

Médico graduado em 1992, fez residencia em Clínica Médica até 1994. Especialista em Medicina do Trabalho e Medicina de Trafego e atua como perito em causas trabalhistas. Fundou em 2008 uma Consultoria em Saúde Ocupacional onde trabalha como Médico do Trabalho Coordenador em empresas de vários segmentos (indústria, mineração, sondagem, eletrificação e terceirização de serviços). Trabalha na gestão e Serviços em Saúde e Segurança do Trabalho usando Tecnologia para atender as demandas do setor.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário