You are currently viewing Você sabe o que é a gestão de saúde ocupacional integrada?

Você sabe o que é a gestão de saúde ocupacional integrada?

A maioria dos gestores desconhecem os benefícios da gestão de saúde ocupacional integrada. Entretanto, esse modelo de gestão pode ser um elemento fundamental para ampliar a competitividade da empresa, possibilitando maior controle dos custos relacionados à saúde. Por meio dela, a gestão de saúde de uma organização torna-se mais estratégica.

Com isso, a empresa consegue identificar métodos e ferramentas adequadas para detectar e prevenir doenças, propiciando maior qualidade de vida aos seus colaboradores. Consequentemente, ocorre o aumento da produtividade e redução de absenteísmo.

Mas, afinal o que é a gestão de saúde ocupacional integrada e quais são os benefícios para sua empresa? Confira este artigo!

O que é gestão de saúde ocupacional integrada?

É um conjunto de políticas, informações, dados e serviços relacionados à saúde, que busca a sinergia entre as atividades, com o intuito de otimizar os serviços, garantindo a qualidade e eficiência.

A integração ocorre por meio da interligação de todos os serviços da área de saúde, incluindo resultados dos exames ocupacionais e dados do plano de saúde corporativo. Isto é importante porque subsidia a gestão e a promoção de ações mais efetivas para prevenir doenças e óbitos no ambiente de trabalho.

Por que investir nesse modelo de gestão?

A gestão de saúde ocupacional integrada garante maior qualidade de vida para os colaboradores, proporcionando melhores condições de trabalho, saúde, segurança e bem-estar. Isso demonstra que a empresa se preocupa com os seus colaboradores, por isso, contribui para a atração e retenção de talentos.

Ao adotar essa estratégia, a empresa reduz os riscos de que seus colaboradores desenvolvam doenças ocupacionais. A gestão de saúde ocupacional integrada garante, ainda, o cumprimento da legislação, como a OHSAS 18001, evitando multas e outras sanções penais.

Outro ponto extremamente interessante é que esse sistema garante uma redução significativa de custos. Afinal, segundo reportagem da revista Exame, o segundo maior gasto das empresas é com a gestão de planos de saúde.

O que é OHSAS 18001?

É a norma que orienta a implantação de um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional. A OHAS 18001 pode ser aplicada de forma isolada ou pode ser acompanhada por normas regulamentadoras como a ISO 9001, ISO 14001 e NR 37 (ainda em fase de aprovação), constituindo o chamado Sistema Integrado de Gestão.

É uma norma estruturada em fases — planejamento, implementação e operação —, por isso funciona como um guia para as empresas que procuram implantar, avaliar ou validar metodologias com foco na garantia da saúde e segurança do colaborador.

Inicialmente, é realizada a análise dos riscos ocupacionais. Após isso, são definidos os indicadores para mensurar os resultados. Em seguida, é feita a padronização dos procedimentos internos e divisão de responsabilidades.

Nesta fase, são realizados treinamentos e campanhas de conscientização. Por fim, as ações implementadas precisam ser monitoradas, observando o impacto dentro da organização e se existe a necessidade de fazer algum ajuste.

Quais são os benefícios da OHSAS 18001?

identificação dos riscos;

criação de melhores condições de trabalho;

redução de acidentes, doenças e mortes em decorrência do trabalho;

engajamento dos colaboradores com condições de trabalho mais seguras;

redução de riscos legais para a empresa;

otimização de recursos.

Agora que você já viu os benefícios da gestão de saúde ocupacional integrada, que tal aplicar esse modelo em sua empresa? Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas!

José Cláudio Rangel Tavares

Médico graduado em 1992, fez residencia em Clínica Médica até 1994. Especialista em Medicina do Trabalho e Medicina de Trafego e atua como perito em causas trabalhistas. Fundou em 2008 uma Consultoria em Saúde Ocupacional onde trabalha como Médico do Trabalho Coordenador em empresas de vários segmentos (indústria, mineração, sondagem, eletrificação e terceirização de serviços). Trabalha na gestão e Serviços em Saúde e Segurança do Trabalho usando Tecnologia para atender as demandas do setor.

Deixe um comentário