Nada melhor que receber o serviço que contratou, não é mesmo? Esse é um dos aspectos de qualidade e se chama confiabilidade nos serviços prestados. Entregar aquilo que o seu cliente espera é uma das melhores formas de fidelizar sua clientela, conquistar novos pedidos e, consequentemente, mais lucro.
Saiba mais sobre o assunto nesse post e confira 6 dicas para ter clientes mais satisfeitos nesse aspecto!
Como conseguir confiabilidade nos serviços prestados
Alguns fatores são essenciais para determinar a qualidade de um serviço. Segurança e capacidade de resposta da empresa são exemplos disso. Segundo uma pesquisa de Philip Kotler, um dos maiores autores da área de marketing no mundo, o fator mais importante para os clientes determinarem a qualidade de um serviço é a confiabilidade. Isso significa a probabilidade de um serviço oferecer aquilo que se espera dele. Ou seja, quanto mais um serviço é aquilo que o cliente espera, maior sua confiabilidade.
Serviços mais confiáveis fidelizam clientes, que se tornarão fãs da sua empresa. Para alcançar a confiabilidade, é preciso investir na efetividade dos processos, ou seja, torná-los viavéis. Confira 5 dicas para garantir confiabilidade nos serviços:
1. Ouça os clientes
Uma das etapas fundamentais para entregar aquilo que o cliente espera é saber o que ele procura. Para isso, é preciso ouví-lo. Isso significa estar atento para entender até mesmo aquilo que o cliente não sabe explicar com clareza. O feedback dos clientes é a melhor forma de saber se sua empresa está atendendo as expectativas.
2. Cumpra os prazos combinados
Cumprir os prazos é muito importante em qualquer área. Ao assumir um compromisso com o cliente, é preciso que você cumpra sua parte no combinado para alcançar confiabilidade.
3. Tenha um atendimento de qualidade
Agilidade e qualidade do atendimento são outras formas do cliente confiar nos serviços da sua empresa. Através de um bom atendimento, ele entende que é importante para seu negócio e que suas necessidades serão satisfeitas.
4. Entregue o que pode
Ao assumir um compromisso com o cliente, tenha certeza de estar oferecendo aquilo que tem condições de oferecer. Não adianta prometer algo que não tem possibilidade de realizar no prazo solicitado, se não conseguir realizar a tarefa. Clientes frustrados significam perda de negócios.
5. Teste antes de entregar
Antes de entregar um serviço, realize testes e tenha certeza da qualidade do seu negócio. Ausência de erros e falhas é um dos fatores que fazem os clientes confiarem mais na sua empresa.
6. Prepare sua equipe
Para aplicar todas as dicas desse post e ter a confiança dos clientes, é fundamental que todos os colaboradores da sua empresa estejam alinhados com esse objetivo, sejam eles contratados ou terceirizados.
Viu como pequenas atitudes podem te ajudar a conseguir confiabilidade nos serviços prestados? Essas ações ajudarão sua empresa a garantir a fidelização de clientes, o que possibilita o surgimento de novas demandas de trabalho e, consequentemente, mais lucro para o negócio.
Tem outras dicas para aumentar a confiabilidade dos clientes diante dos serviços prestados? Compartilhe com outros profissionais nos comentários!