Medicina e Segurança do Trabalho

Fácil e Descomplicada

Conheça 5 equipamentos de ergonomia fundamentais para sua empresa

Diminuir os acidentes no ambiente de trabalho é um desafio que todos os gestores enfrentam rotineiramente.

Sabendo-se que as doenças ocupacionais, como Lesão por Esforço Repetitivo (LER), estão nitidamente ligadas com a queda na produtividade em razão dos afastamentos e até mesmo aposentadorias por invalidez, nada melhor do que adotar medidas preventivas em sua empresa.

Uma maneira eficaz de amenizar a problemática é por meio dos equipamentos de ergonomia, que trazem mais segurança na execução das tarefas nas diferentes funções e atividades.

E você, conhece a importância deles? Venha conosco e fique por dentro de 5 aparelhos que não podem ficar de fora da sua empresa.

Descubra o que são os equipamentos de ergonomia

Antes de explicarmos sobre os equipamentos de ergonomia, vamos mostrar para você no que consiste o conceito desse setor imprescindível à segurança do trabalho.

Sendo uma ciência que estuda a relação do homem com o trabalho executado, a ergonomia também ajusta as condições para que os impactos físicos e mentais sejam os menores possíveis na saúde do trabalhador.

Portanto, age para equilibrar as interações, sempre adaptando os equipamentos à realidade de quem os opera, como descrito na Norma Regulamentadora 12 (NR 12).

Dessa maneira, ao oferecer as condições favoráveis para a execução das diferentes tarefas no dia a dia, as empresas evitam não só acidentes como também contribuem com a qualidade de vida dos colaboradores, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e motivador.

Conheça os benefícios da ergonomia

Atuando de uma maneira correta em termos de postura, com aparelhos para descanso dos pés e protegendo os ouvidos e membros, os trabalhadores evitam os acidentes que poderiam afastá-los de suas funções laborais.

Com isso, a empresa ganha na produtividade e os colaboradores no bem-estar, já que estarão mais protegidos e ainda cientes de que a corporação se preocupa e investe para melhorar as suas condições de saúde.

Trata-se de um ponto que contribui com a motivação no dia a dia, além de tornar mais harmoniosa a convivência durante a rotina, tendo em vista que diminuirão as reclamações.

Portanto, investir em equipamentos de ergonomia traz um retorno certeiro, pois, além de evitar gastos extras com possíveis indenizações, os gestores observarão avanços na produtividade. Afinal, quem é valorizado corresponde ao longo da jornada.

Veja 5 equipamentos indispensáveis em sua empresa

Diante de inúmeras situações que podem interferir na saúde do trabalhador, listamos 5 equipamentos que não podem ficar de fora da sua empresa. Ao oferecê-los aos colaboradores, certamente o índice de afastamentos se reduzirá de maneira considerável.

1. Apoio para lombar

Trata-se de um acessório muito útil para evitar as temidas dores na coluna, hoje um problema crônico que atinge milhões de trabalhadores ao redor do mundo. Anatômico e confortável, o equipamento previne desconfortos e ainda dores ou problemas de postura.

2. Ergonomia no mobiliário

Oferecer um ambiente adequado contribui para manter os acidentes de trabalho distantes da rotina. Coloque móveis que se encaixem no ambiente disponível, evitando sobrecarregar salas. Valorize sempre a postura dos funcionários e não deixe nada em locais que possam atrapalhar a passagem ou exigir malabarismos.

3. Acústica

Sendo o excesso de barulho uma das principais causas para vários problemas, como surdez, é preciso isolar os locais onde muitas máquinas estejam em pleno funcionamento. Invista em um isolamento acústico e incentive os trabalhadores a sempre se protegerem por meio do protetor auricular.

4. Conforto térmico

Como as temperaturas mudam ao longo do ano assim como de acordo com os produtos produzidos por empresa, nada melhor do que aquecer onde estiver frio e esfriar locais muito quentes. Mantenha sempre a temperatura ideal, instalando ar-condicionado ou ventiladores.

5. Iluminação

Quem trabalha em ambientes muito escuros frequentemente sofre quedas, derruba produtos e ainda sente a visão ser prejudicada. Portanto, instale lâmpadas de led e faça de tudo para os ambientes ficarem sempre clean e com uma iluminação adequada.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância dos equipamentos de ergonomia, que tal ler um artigo sobre o mapa de riscos em sua empresa? Aprenda a reduzir ainda mais os acidentes de trabalho!

Deixe seu comentário