FAÇA SEU EXAME MÉDICO

               Tel: (31) 3271-9979

O aumento de doenças mentais relacionadas ao trabalho em 2016

O ano de 2016 trouxe muita mudança para a prática da medicina e segurança do trabalho. As doenças ocupacionais mais comuns sempre foram as ósseo-musculares (dores articulares) mas as doenças psiquiátricas ficaram a frente este ano. O aumento das doenças mentais relacionadas ao trabalho leva também preocupação para a gestão das empresas.

Foi um ano bem conturbado e as patologias psiquiátricas se desenvolveram a partir do que se chama de estresse ocupacional.

Quem estava no mercado de trabalho ficou sobrecarregado com as novas exigências e devido ao corte de pessoal. Nas demissões muitos trabalhadores somaram ao seu dia a dia várias atribuições dos funcionários demitidos.

Muitas empresas não souberam como lidar com esta situação.
Aqueles fora do mercado de trabalho devido a demissão ou dificuldade de encontrar uma atividade remunerada desenvolveram também um grande estresse emocional. Esse estresse não acabou na admissão em um novo emprego devido as exigências no cenário encontrado.

Isso porque assumiram um trabalho talvez com o dobro das exigências de que estavam acostumados.
Cumprir metas abusivas, muita cobrança, muita competitividade nos ambientes corporativos e a pressão que se forma leva a alterações podendo até mesmo a causar acidentes de trabalho.

Nas empresas de medicina do trabalho o motivo de afastamento mais comum foi a depressão com aproximadamente metade dos atendimentos verificados nos exames de retorno ao trabalho.

retorno-ao-trabalho-2016
Houve também uma queda nos exames de retorno ao Trabalho comparado com o ano de 2015. Até agora foram 2,45% dos atendimentos indicando uma diminuição de mais de 50%.

 

Vamos no próximo ano intensificar nossos esforços para que a melhoria dos ambientes de trabalho contribua com menos afastamentos e mais saúde mental para os funcionários apesar do futuro ainda difícil para nossa economia.

Será gratificante que ver nossos esforços compensados no caminho da boa gestão em medicina e segurança do trabalho já preparando para o eSocial.


Dr. José Cláudio Rangel Tavares é Médico do Trabalho, Perito Assistente da Justiça do Trabalho e Responsável Técnico nas empresas  OKUP | Fortrab


 

José Cláudio Rangel Tavares

José Cláudio Rangel Tavares

Médico graduado em 1992, fez residencia em Clínica Médica até 1994. Especialista em Medicina do Trabalho e Medicina de Trafego e atua como perito em causas trabalhistas. Fundou em 2008 uma Consultoria em Saúde Ocupacional onde trabalha como Médico do Trabalho Coordenador em empresas de vários segmentos (indústria, mineração, sondagem, eletrificação e terceirização de serviços). Trabalha na gestão e Serviços em Saúde e Segurança do Trabalho usando Tecnologia para atender as demandas do setor.

Deixe seu comentário

EBOOK – QUAIS DOCUMENTOS A EMPRESA DEVE POSSUIR E COMO AGIR EM UMA FISCALIZAÇÃO.

Cadastre-se para receber o "Guia Essencial de EPIs" no seu e-mail.