Medicina e Segurança do Trabalho

Fácil e Descomplicada

Emissão de relatório anual do PCMSO

O PCMSO você conhece. Saiba que após ele ser elaborado deve ser avaliado anualmente pelo Relatório Anual. Conheça a importancia da emissão de relatório anual do PCMSO.

Relatório anual do PCMSO trata de quantidade de exames feito um somatório com base aos procedimentos normais e alterados.

Relatório Anual e importante na previsão dos próximos passos do PCMSO e na discriminação dos resultados anormais dos exames, por setores da empresa. Serve para detectar a insuficiência de medidas de controle e para priorizar ações a serem adotadas.

Reporta por setores da empresa, o número e a natureza dos exames médicos, incluindo avaliações clínicas e exames complementares e também estatísticas de resultados anormais.

A empresa consegue visualizar a porcentagem de empregados que apresentaram resultados alterados nos exames realizados. Poderão os profissionais envolvidos na engenharia, segurança e medicina do trabalho, formular propostas que corrijam os problemas de saúde relatados.

Um bom PCMSO elaborado baseado no PPRA da empresa garante a adequação quanto as normas de Segurança e Medicina do Trabalho, fazendo com que uma possível visita da fiscalização do ministério do trabalho seja tratada com mais tranquilidade.

Vale lembrar que as empresas desobrigadas de ter médico coordenador do PCMSO estão também dispensadas de elaborar o Relatório Anual.

Lembrando que a legislação prevê que o arquivo pode ser armazenado em sistema eletrônico, desde que permita o imediato acesso as informações de resultados normais e alterados.

Um bom sistema informatizado de gestão pode auxiliar no armazenamento e no sucesso da emissão do relatório anual do PCMSO.

Dr. José Cláudio Rangel Tavares é Médico do Trabalho, Perito Assistente da Justiça do Trabalho e Responsável Técnico nas empresas OKUP| Fortrab

 

Deixe seu comentário